Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido em João Lisboa pelo Comitê local!

Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido em João Lisboa pelo Comitê local!

Postado por Willame Ferraz on sexta-feira, 24 de maio de 2019 | 11:20:00

Luanna e Dimas Zanelli Técnicos e Saneamento


Membros dos Comitês locais para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB, participam de mais uma reunião técnica visando dar continuidade na construção do PMSB. 

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (23), no auditório do Teatro Municipal, cuja finalidade é a criação de um gerenciamento de ações de gestão do saneamento básico no município para os próximos 20 anos. 

O trabalho é uma parceria entre a FUNASA - Fundação Nacional da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense e o município de João Lisboa buscando está inserido no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Dimas Zanelli e Luanna, Técnicos em Saneamento, explica que o Plano Municipal de Saúde Básica se divide em quatro fases e que nesse momento se encontra na 3ª fase que é na verdade a capacitação técnica, junto aos membros do comitê o que é diferente das etapas anteriores, onde a população também participou, essa fase é mais voltada para os membros do comitê, de coordenação e executivo.
 
Turma dos Comitês 
Nessa fase, ainda segundo ele, além de capacitar os membros para uma futura gestão do plano, o grande desafio é a elaboração do plano que tem um tempo de vigência de 20 anos, e dentro desse dele vai está listado ações de curto médio e longo prazo, para que mais a frente possa atingir o objetivo principal do plano que é a universalização no acesso ao serviço de saneamento com qualidade.

“A gente tem quatro componentes que são: o sistema de abastecimento de água potável, Sistema de Esgotamento Sanitário, Sistema de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas e a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos” explica Dimas.

Ainda segundo Dimas, o fator principal é preparar os membros dos comitês para a condução da audiência publica que será a quarta e ultima fase, de acompanhamento do plano.

Dimas disse ainda, que a audiência publica tem um papel fundamental, onde a população pode participar e realizar o controle social.

“Controle social é justamente a sociedade participar das tomadas de decisão dentro do Plano de Saneamento Básico do Município de João Lisboa”, finalizou.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento de planejamento e gestão participativa que estabelece as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento e deve atender aos princípios estabelecidos na Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.
O PMSB traça os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo.

Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger