Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Terminam, neste fim de semana, inscrições para seletivo do IFMA

Terminam, neste fim de semana, inscrições para seletivo do IFMA

Postado por Willame Ferraz on sexta-feira, 23 de novembro de 2012 | 16:14:00



Vão até este domingo (25), eletronicamente, as inscrições no processo seletivo público unificado aos cursos da educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Presencialmente, as inscrições terminam às 18h desta sexta-feira (23). 

O edital foi divulgado no fim do mês de outubro. As inscrições custam R$ 20 – podendo ser pagas até segunda-feira (26) – e podem ser feitas na página eletrônica do IFMA. São ofertadas 3.850 vagas, distribuídas em 18 campi da instituição, localizados nas cidades de Alcântara, Açailândia, Bacabal, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangaeiras, Timon e Zé Doca. A prova será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013. 

Os candidatos podem escolher entre 45 cursos, que estão organizados nas modalidades integrada, subsequente e concomitante. A seleção do IFMA vai atender ao novo sistema de cotas, conforme o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, que prevê 50% das vagas para alunos da escola pública. 

 "Como sempre, houve uma procura muito grande. Nós temos, mais uma vez, uma procura bastante significativa em todos os pontos de presença no Maranhão. É bom alertar os candidatos aprovados no processo de isenção que eles devem entrar no site, no link ‘Inscrições’ e fazer a opção pelo sistema de cotas, caso assim desejem", disse, ao Imirante, a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Bandeira Maia. 

 Desempenho no Enem O IFMA obteve o melhor desempenho, no ensino público do Estado, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados foram divulgados nessa quinta-feira (22). Dentro do quadro geral, o campus Monte Castelo ocupa a sexta colocação no quadro geral, de acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC). 

Os estudantes do instituto federal obtiveram uma média de 521,8 pontos, superior à média nacional (474,2 pontos). "Pelo terceiro ano consecutivo, o IFMA é a melhor escola pública do Estado. Aqui em São Luís, o campus Monte Castelo ocupa o quarto lugar, e, em Imperatriz, em primeiro lugar na cidade. É um dado importante de ser ressaltado. Nós acreditamos que esse sucesso é a conjugação de vários fatores. 

Existe um investimento nunca visto na rede federal de educação tecnológica, de 2008 para cá, com as transformações dos antigos Cefets e agrotécnicas em institutos federais, transformando as escolas que já existiam, em termos de estrutura física, recursos laboratoriais. Isso, na educação profissional, é fundamental", ressalta a pró-reitora. 

 Nas regiões Norte e Nordeste, o campus Monte Castelo ocupa posição de destaque: em quarto lugar entre as instituições da rede federal de ensino. Já o campus do IFMA de Imperatriz ocupa o sexto lugar.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger