Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Vigilantes da rede privada do Maranhão vão cruzar os braços nesta sexta feira

Vigilantes da rede privada do Maranhão vão cruzar os braços nesta sexta feira

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 | 11:23:00

Mais de 431 mil vigilantes da rede privada em todo o Brasil vão cruzar os braços no dia 1º de fevereiro. Somente no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores em Vigilância (Sindvig-Ma), são mais de 10 mil profissionais que não farão a guarda de bancos, hospitais e escolas. 

Na próxima sexta-feira, os vigilantes vão realizar uma paralisação em nível nacional por 24 horas em prol do pagamento do adicional de periculosidade de 30%, pois, a Lei 12.740 foi sancionada desde o dia 10 de dezembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff.  Na capital, os manifestantes vão se concentrar na Praça Deodoro, no Centro, nas proximidades da Biblioteca Benedito Leite. 

O secretário geral da Sindvig-Ma, Sílvio Carvalho, falou que nesse dia a paralisação vai ser de apenas 24 horas, mas, caso, o patronato não cumpra a lei, a categoria vai parar em todo o país por tempo indeterminado. “Depois que a lei foi sancionada, o sindicato notificou o patronato e todas as empresas onde há serviços de vigilantes privados. Eles estão alegando que para ter validade depende da norma de regulamentação, mas, o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, afirmou que a lei deve ser cumprida e alguns estados já estão pagando”, comentou. 

 Ele disse com a nova lei garante aos vigilantes o adicional de risco de vida de 30%, no entanto, acabou alterando o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que regulamentava a concessão do adicional apenas aos profissionais que exercessem atividades em contato com inflamáveis, explosivos e energia elétrica. Não deixou de frisar que a aprovação dessa lei foi justamente uma conquista de lutas por mais de 12 anos que a categoria vinha lutando por uma renumeração adequada para a questão do risco de vida. 

Na época da tramitação da aprovação da Lei 12.740 ou Lei Fernando Maia, o autor do projeto, a Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV-PS) realizou três grandes marchas, em Brasília, segundo Sílvio Carvalho, determinantes para a aprovação dessa lei. 

Como ainda serviram de ações organizadas para outros estados. O secretário geral da Sindvig-Ma também relatou que devido campanhas salariais ocorridas durante há alguns anos pelo sindicato conseguiu-se o pagamento gradativo do adicional de periculosidade, no momento, esse índice está em torno de 11%, mas, com a nova lei, esse valor vai subir mais do que o dobro.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger