
A governadora Roseana Sarney assinou, na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio dos Leões, convênio para desenvolvimento de um sistema integrado de fornecimento de blanks (placas semi-elaboradas), placas e tarjetas automotivas, cuja tecnologia pode reduzir em até 100% os crimes de clonagem de placas automotivas no Maranhão e contribuirá para a reinserção social de presos de justiça.
A parceria foi firmada entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).
Com a decisão, os atos administrativos, controle, gestão das placas produzidas, disponibilização de base de dados e informação à Apac ficarão sob a responsabilidade do Detran-MA. Já o suporte de tecnologia para as empresas locais, ficará aos cuidados da multinacional Utsch Brasil, especializada na produção de placas veiculares.
O convênio garantirá a capacitação dos apenados que se encontram sob a administração do método Apac, os quais poderão ter suas penas reduzidas com o trabalho (a cada três dias trabalhados, a pena é reduzida em um dia).
.
“O Maranhão dá hoje mais um importante passo no processo de ressocialização de apenados e egressos do sistema penitenciário do estado. De acordo com pesquisa do Departamento Penitenciário Nacional, somos um dos estados onde os detentos mais trabalham. São 19,17% da população carcerária.
Nós estamos à frente de 11 estados da federação, entre os quais o Rio de Janeiro, onde apenas 2,14% da população carcerária trabalham. Esse convênio é mais um avanço na política estadual de ressocialização”, disse a governadora.
Postar um comentário