Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Batido o Martelo: Diretoria da FMF mantém 10 times na disputa da Série A em 2014

Batido o Martelo: Diretoria da FMF mantém 10 times na disputa da Série A em 2014

Postado por Willame Ferraz on quarta-feira, 8 de maio de 2013 | 21:09:00



Por unanimidade, em reunião realizada na tarde desta terça-feira(07), a diretoria da Federação Maranhense de Futebol decidiu manter 10 equipes disputando a Série “A” do Campeonato Maranhense de 2014, ascendendo três equipes da Série “B” do Campeonato Maranhense de 2013, que se juntarão com as sete que permanecerão na elite do futebol local.  
No tocante ao acesso e decesso, a partir de 2014, e, na expectativa que entreveros como o que ocorreu com o Esporte Clube Viana não mais aconteçam, a regra será sempre na escala de 2x2, ou seja, dois clubes descem da Série “A” para a Série “B” e outros dois ascendem da Série “B” para a Série “A”. 

Quanto à fórmula de disputa, a diretoria decidiu que será mantida aquela sugerida pelo Vice-Presidente de Competições – Antônio Henrique Moraes Rego, que, após detalhado estudo, conseguiu enxugar 33 jogos deficitários da atual fórmula da Competição. 

“O Campeonato Série “A” de 2014 será disputado por 10 agremiações divididas em 02 grupos de 05, onde no primeiro turno os times jogam entre si dentro de cada grupo, classificando-se os dois melhores colocados de cada grupo para a semifinal em cruzamento olímpico em sistema de ida e volta, classificando-se as 02 (duas) melhores equipes para a final do turno”, enfatizou Antônio Henrique. 

Ainda segundo Antônio Henrique, no segundo turno a única diferença na fórmula de disputa será que na fase classificatória, os times do grupo A enfrentarão os clubes do grupo B, de modo que todos os 10 times joguem pelo menos uma única vez entre si. 

 SELETIVO 

- No que diz respeito ao “seletivo”, que dará acesso a Série “B” de 2013, a diretoria decidiu que caso os cinco times correlacionados atendam as exigências de participação, dois deles ascenderão para a disputa da Série “B”. Todavia, caso o número de participantes do seletivo seja inferior a cinco clubes, a regra de acesso será a seguinte: quatro clubes participantes serão concedidas duas vagas para a Série “B”; três clubes ou menos, será concedida apenas uma vaga. 

 Ademais, mantendo-se o seletivo com cinco, quatro, três ou dois clubes o sistema de disputa será o mesmo, com jogos de ida e volta, com todos os times jogando entre si, classificando os dois melhores colocados ou o melhor colocado, dependendo do número de participantes, para a Série “B”. 

Em relação à Série “B” de 2013, está poderá contar no máximo com seis equipes, e, caso mantenha esse número, será divida em dois grupos de três equipes, onde os times jogarão entre si, dentro do grupo, em sistema de ida e volta, classificando as duas melhores equipes para a fase final que contará com quatro times, jogando entre si em sistema de ida e volta, classificando os três melhores para a Série “A” de 2014. 

Ainda conforme deliberação, caso a Série “B” de 2013 seja disputada com cinco, quatro ou três times, a fórmula de disputa será regida em um grupo único com todos jogando entre si, em sistema de ida e volta, classificando os três melhores colocados para a Série “A” de 2014. 

Por fim, decidiu-se, ainda, que em relação aos clubes que disputarão o “seletivo” para a Série “B”, estes terão até o dia 30 de maio de 2013 para apresentarem os laudos liberatórios dos campos aonde mandarão seus jogos, ficando mantido o prazo de 10 (dez) dias para a regularização das demais pendências. A não observância deste prazo acarretará na eliminação sumária do “seletivo”. 

 PODER DE DECISÃO 

- Vale ressaltar que, a atitude da Diretoria em chamar para si o poder de decidir sobre as regras de acesso, decesso, número de participantes e fórmula de disputa nos campeonatos dirigidos pela entidade, teve como fundamento os arts. 18, alíneas, “a”, “b”, “d”, “j”, “s”, “y”, “z” e “z1” e 20, caput do Estatuto da Instituição, os quais lhe garantem a última palavra em deliberar sobre os temas. 

 “Ao decidirmos sobre o assunto tivemos como propósito preservar os princípios de harmonia entre a FMF e as entidades de prática desportiva e, assim, evitarmos a balburdia registrada na reunião do Conselho Arbitral realizada na segunda-feira(06), na sede do Tribunal de Justiça Desportiva”, disse, Antônio Américo. 

Na oportunidade, Américo lembrou ainda, que segundo aduz o art. 32 do Estatuto da FMF, o Conselho Arbitral é um órgão de natureza técnico-desportiva, o qual tem a incumbência apenas de fazer sugestões a respeito da forma e do sistema de disputa de competições, cabendo, porém, à FMF a aprovação de toda e qualquer sugestão apresentada. 

SUGESTÕES 

Entretanto, é oportuno frisar, ainda, que conforme dispões o Estatuto do Torcedor, após publicação do regulamento, os clubes, torcedores, jornalistas poderão fazer sugestões sobre o regulamento, podendo o mesmo ser convalidado ou não. Ao final, nada mais havendo a tratar, Antônio Américo agradeceu a presença de todos e informou que em virtude da deliberação acima, foi suspensa a realização da reunião do conselho arbitral prevista para ocorrer na próxima terça-feira(14).

Fonte: FMF
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger