Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Prefeitura e Sociedade Civil definem o Plano Municipal de Saneamento Básico

Prefeitura e Sociedade Civil definem o Plano Municipal de Saneamento Básico

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 18 de maio de 2017 | 10:21:00

Membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e secretários definindo ações do Plano Municipal de Saneamento Básico.


A Prefeitura Municipal de João Lisboa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Universidade Federal Fluminense promoveu a capacitação técnica aos Comitês de Coordenação e Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico. 

O evento aconteceu nos dias (15, 16 e 17/05), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação do prefeito Jairo Madeira, de secretários municipais, vereadores, e a comunidade em geral. 
Da esquerda para direita em primeiro plano Secretária Viviane e funcionários da secretaria

De acordo com a secretária, o Plano de Saneamento Básico (PMSB), é um instrumento de planejamento e gestão participativa que estabelece as diretrizes para a prestação de serviços públicos e saneamento e deve atender aos princípios estabelecidos nas Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. 

Ainda de acordo com a secretária Viviane Sousa, o PMSB traça todos os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo. 

O plano abrange todos os quatro componentes do saneamento básico: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Drenagem e manejo das águas pluviais; Limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. Outro aspecto importante, previsto na legislação brasileira, ainda segunda a secretária, é o controle social. 

O que será garantido por meio de Mobilização Social, que deve ocorrer em todas as etapas do PMSB. 

Sociedade Civil participa atentamente da Audiência Publica

“O Plano Municipal de Saneamento Básico é um conjunto de ações e metas, que serão desenvolvidas pela gestão. Esse plano vai contemplar 20 anos e precisamos seguir firme com o nosso objetivo, porque só conseguiremos a verba para investir na área de saneamento básico se a gente cumprir com as nossas obrigações dentro prazo estabelecido, disse Viviane Sousa”. 

Mas para a secretária é necessário e fundamental a participação efetiva da população na construção do plano municipal de saneamento básico, finalizou.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger