Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Centenas de pessoas em João Lisboa se juntam em caminhada de conscientização contra o câncer de mama

Centenas de pessoas em João Lisboa se juntam em caminhada de conscientização contra o câncer de mama

Postado por Willame Ferraz on quarta-feira, 25 de outubro de 2017 | 09:11:00

Secretário de Saúde Vilson Soares e esposa, Prefeito Jairo Madeira e Primeira-Dama Fia Madeira, na caminhada Outubro Rosa

Especificamente no mês de outubro, é feita a campanha outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. O câncer de mama é a segunda doença que mais causa morte de mulheres no Brasil, em primeiro lugar são as doenças cardiovasculares. 

Diante da importância de conscientizar as mulheres joãolisboenses, o quanto é importante está atenta aos sinais que causam o câncer de mama a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com as demais secretarias promoveu na manhã dessa terça-feira, (24), a Caminhada Rosa. 
Da esquerda para direita ao centro, Magilda Coordenadora do Dept. de Politica para as Mulheres e Maria do Nilson

Participaram da caminhada que percorreu toda a extensão da Avenida Imperatriz, umas principais da cidade, o prefeito Jairo Madeira, a Primeira-Dama, Fia Madeira, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Maria do Nilson, o Secretário de Saúde, Vilson Soares, além de vereadores, assessores a sociedade civil e Policia Montada que deu total apoio ao evento. 

De acordo com Vilson Soares, é de fundamental importância que a população seja orientada, através de campanhas, focando na prevenção, mudanças de hábitos. “É importante a mulher fazer o autoexame, diagnóstico da doença, fazer mamografia regularmente, principalmente após os 40 anos de idade, seguir todas as orientações, instruções médicas” observou Vilson acrescentando que apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sente mudanças no corpo. Os sintomas incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia, finalizou. 


O secretário disse ainda que o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação das células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos e que a prevenção é o melhor caminho para se combater a doença. 

O prefeito Jairo disse que a campanha é um método de levar à população a importância de se cuidar para evitar conseqüências futuras, mas, que é preciso que todos absolvam a idéia de procurar o médico e fazer o exame de prevenção. A caminhada terminou enfrente a Assembléia de Deus, na Praça 22 de Dezembro, onde foi montada uma tenda, com serviços de atendimento e distribuição de folhetos informativos a população.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger