Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Prefeitura instala placas de alerta que proibi jogar lixo em locais inapropriados, nos principais bairros da cidade

Prefeitura instala placas de alerta que proibi jogar lixo em locais inapropriados, nos principais bairros da cidade

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 | 09:05:00

Professor Gilmar, Secretário de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Lisboa em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e demais secretarias realizou no dia 20 de fevereiro a fixação de placas indicativas como forma de orientar os moradores sobre a proibição do descarte irregular de lixos e entulhos em vários locais que são considerados área de preservação ambiental.

De acordo com o secretário, o Professor Gilmar, a ação acontece em virtude de grande quantidade de lixo encontrada em vários locais da cidade.

“Iniciamos a colocação de placas nos principais bairros, mas a ação se estenderá por toda a cidade, atendendo os locais onde o descarte incorreto acontece com freqüência por moradores da cidade”, comenta Gilmar.

Segundo o secretário, a intenção é inibir esse tipo de ação que é considerada crime ambiental.

A bióloga Nayraline Moreira pontuou os principais problemas que ocasionam o descarte de lixo em local indevido;

Sujeira nas ruas
O papel do picolé, a latinha do refrigerante e o embrulho do presente quando descartados em vias públicas, praças e terrenos afetam a higiene do ambiente  tornando ruas e vias  mais sujos. Portanto, caso você gere algum lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e faça o descarte de modo correto.


Poluição ambiental
A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.

Obstrução do passeio público
Restos de reforma e sobras da construção civil dispostos em calçadas e vias atrapalham a circulação e dificultam a mobilidade urbana.

Poluição visual
Sacos de lixo jogados fora da lixeira, resíduos de construção civil depositados inadequadamente e o material descartado em vias públicas acumulam sujeira e formam um cenário que ninguém gosta de ver e conviver.

Contaminação do solo e dos lençóis freáticos
Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos provenientes de estabelecimentos comerciais, industriais e unidades de saúde infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio-ambiente e água que consumimos no dia-a-dia.

Alagamentos e inundações em períodos de chuva
Um simples papel jogado em vias públicas pode entupir galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.

Proliferação de endemias
O acúmulo de resíduo em terrenos ou armazenados de modo inapropriado podem gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública


Aumento dos gastos públicos com limpeza urbana
Quanto mais o cidadão promove o descarte inadequado, mais aumentam os custos com a limpeza. Um recurso que poderia ser utilizado para educação, saúde, cultura e outras áreas da gestão pública.


ASCOM
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger