Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Sem Limites; dragas voltam a explorar o Rio Tocantins

Sem Limites; dragas voltam a explorar o Rio Tocantins

Postado por Willame Ferraz on quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 | 12:06:00


Decretada prisão de Gessé Leite Filho

Recentemente foi noticiado que uma operação conjunta da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) tirou de circulação várias dragas, que de maneira ilegal retiravam areia das praias do Meio e Cacau. 
No sábado (2), entretanto, a farra das dragas voltou com força total nas águas do rio Tocantins. A constatação é do jornalista e ambientalista Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins, conselheiro municipal e estadual de Meio Ambiente. A falta de uma legislação para tratar dessa questão irritou Domingos Cezar, que volta a denunciar essa prática ilegal aos órgãos competentes. 

De acordo com Domingos Cezar, que realiza um trabalho de consciência ambiental, por todo o médio Tocantins, no município de Marabá (PA), existe há muito anos uma lei municipal que proíbe a retirada de areia e seixo das praias do Tucunaré e Geladinho, que funcionam como áreas de lazer para a população na época do veraneio. 

"Naquela cidade paraense, o setor da construção civil, a exemplo de Imperatriz, caminha a todo vapor, porém os proprietários de dragas retiram a areia a três mil metros de distância das praias, em conformidade com a lei", observa Cezar, ressaltando que o setor da construção nunca entrou em colapso. 

"Em Imperatriz, infelizmente, os proprietários das dragas retiram areia de cima das praias do Cacau e do Meio, sem nenhum temor, pois sabem que não serão multados", afirma o ambientalista, ressaltando que flagrou dragas retirando areia da praia do Meio, em frente ao cais do porto e também na praia do Cacau. 

Nesta quinta-feira, o diretor da Fundação Rio Tocantins vai entrar com uma representação na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e outra na Sepluma cobrando dos órgãos que responsabilizem as empresas que desrespeitam a legislação ambiental. Domingos Cezar vai colocar o problema em pauta da próxima reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), do qual é titular. 

"Nós queremos o desenvolvimento de Imperatriz, mas queremos que a cidade seja desenvolvida com sustentabilidade e respeito para com o meio ambiente", afirma Domingos Cezar, ressaltando que o rio Tocantins, bem como os seus afluentes que cortam a cidade, merecem o respeito dos órgãos públicos e da comunidade como um todo. 

(Assessoria)
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger