Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Marcelo Filho 39 anos de dedicação à arbitragem

Marcelo Filho 39 anos de dedicação à arbitragem

Postado por Willame Ferraz on sexta-feira, 21 de junho de 2013 | 15:32:00








 

O inicio da carreira do homem que mais tarde se tornaria um dos árbitros mais respeitados e conceituados por todos, por ser linha dura na aplicação da regra do futebol foi em 1989, quando decidiu realizar o curso de árbitros. 

Um ano depois entrou para o quadro da Federação Maranhense de Futebol, e não demorou muito para se tornar árbitro da CBF, fato ocorrido em 1992. A trajetória de Marcelo Bispo Nunes Filho na arbitragem maranhense e nacional reúne um histórico excepcional. 

Embora fosse considerado disciplinador de mais com aqueles que achavam que por causa da estatura mediana iria intimidá-lo, fora das quatro linhas, Marcelo Filho sempre foi um cara carismático, simples, amigo, companheiro, mas, sempre correto. 

Pelas boas atuações que realizou na arbitragem maranhense, MF começou a ganhar conotação, nos jornais, sites e programas esportivos de rádios, o que contribui para que o mesmo chegasse ao quadro nacional. Como arbitro da CBF foram 6 Campeonatos Brasileiros e 8 Copas do Nordeste e 18 decisões de Campeonatos Maranhense entre turnos e finais. 

Para o árbitro Marcelo Filho, todos os jogos que apitou foram importantes e inesquecíveis, mas, não perde a oportunidade para destacar três: São Paulo e Clube do Remo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1995, no Morumbi, um clássico carioca em um amistoso também em 95, em São Luis, envolvendo Vasco e Flamengo, com o Castelão completamente lotado e finalmente em 1996, no Castelão, em São Luis, pelo brasileirão, Cruzeiro e Fluminense, também, com casa cheia. 

“Só tenha que agradecer a Deus, por tudo, se me perguntarem hoje, se me realizei profissionalmente como árbitro, a minha resposta seria sim” afirma. 

As façanhas do árbitro ainda não paravam por aí. Marcelo ainda chegou a ser Aspirante a Fifa, mas, não teve a oportunidade se tornar um efetivo do quadro Internacional, o que para ele, é completamente normal.
Marcelo mesmo estando no quadro da CBF, nunca mudou o estilo de apitar, apenas acompanhou a evolução da arbitragem com o passar dos tempos, estudo, se aperfeiçoou, para está sempre por dentro das regras. Se futebol de campo não conseguiu ser um arbitro efetivo da FIFA, no Beach Soccer foi diferente. 

Apitou duas Copas do Mundo da modalidade, em 2004 e 2005 e duas eliminatórias. Aos 45 anos, quando completou a idade limite permitida pela CBF deixou o quadro Nacional, mas, continuou no quadro da FMF, onde trabalhou até aos 50 anos, a pedido de jogadores e diretores que fizeram um abaixo assinado, para que ele continuasse. 

Por tudo que fez como árbitro, Marcelo Filho, hoje, é, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação. Ao ser indicado pelo presidente da entidade, Antonio Américo, para muitos Marcelo seria a derroca da arbitragem do Maranhão e ele, provou ao contrário. 

Hoje, a CEAF ganhou uma nova cara e a arbitragem do Maranhão se renovou com a revelação de vários árbitros e assistentes da capital e do interior do estado, através das ligas que são afiliadas da FMF com a realização de cursos que o presidente Marcelo promoveu em várias cidades do Maranhão. 

Árbitros do interior que jamais pensariam em apitar uma final de campeonato tiveram a sua oportunidade; Ranilton Oliveira de Imperatriz e a assistente Geane de Açailandia tiveram essa experiência e a exerceram com personalidade, na decisão do estadual deste ano, entre Imperatriz e Maranhão. 

“Continuarei dando oportunidades a todos que tenha condições, esse é o meu trabalho renovar a arbitragem do nosso estado para que eles possam galgar voos mais altos, a minha parte estou fazendo caberá aos mesmos aproveitar” disse. 

Marcelo foi eleito pela Cronica Esportiva do Maranhão, 11 vezes consecutivas o melhor árbitro.

Foram 40 anos de carreira e muitas histórias ainda por contar, agora numa nova função; a de continuar lapidando a arbitragem do Maranhão. 
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger