Seja bem vindo. Hoje é
Home » » TSE aprova envio de tropas federais para o Maranhão

TSE aprova envio de tropas federais para o Maranhão

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 18 de setembro de 2014 | 18:21:00

Dez cidades do Maranhão, reconhecidas por apresentar situações conflituosas em dias de eleições, receberão tropas federais para reforçar a segurança. 

O envio foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa de terça-feira (16). Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite receberão o reforço para conter qual indicio de violência, desentendimento e depredação de espaços públicos e privados. 

O pedido foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), com base em solicitação de juízes eleitorais. No TSE, o processo foi relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura e recebeu manifestação favorável do governo do estado. Histórico Os desentendimentos entre grupos políticos e eleitores tem tornado comum a presença de tropas federais nas eleições do Maranhão. 

Em 2010, sete cidades receberam o reforço. E em 2012 – se tratando de eleições municipais, quando o acirramento entre os grupos políticos é ainda maior – 27 cidade receberam o reforço. As dez cidade que receberão as tropas já apresentaram outros fatos, que fizeram indispensável a presença de tropas federais. 

 Entenda: Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré – atos de violência e vandalismo em pleitos anteriores, ocasionando danos ao patrimônio público e particular; Barra do Corda, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras – conflitos envolvendo indígenas; São Mateus – atos de violência em pleitos anteriores, como a depredação de prédios públicos, com arrombamentos e ateamento de fogo; Zé doca – acirramento de ânimos entre grupos políticos locais e conflitos indígenas; Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda – atos de violência, como a invasão de prédio público, e confronto entre lideranças políticas locais; Benedito Leite – atos de violência em pleitos anteriores, inclusive com destruição de urnas eletrônicas.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger