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Professores de João Lisboa concluem curso de Educação Inclusiva em parceria com Secretaria de Educação de Imperatriz

Postado por Willame Ferraz on terça-feira, 28 de outubro de 2014 | 19:54:00

Dezenove alunas do curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), apresentaram na última semana Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

A turma, formada por professoras do município de João Lisboa, participou de encontros presenciais e momentos à distância durante oito meses. “Resultado da parceria firmada entre Secretaria de Educação de Imperatriz e Secretaria de Educação de João Lisboa, curso é realizado desde março e teve o objetivo de apoiar a formação de gestores e educadores, a fim de transformar os sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, como prevê o Programa Educação Inclusiva: direito à Diversidade, do qual somos município polo”, explicou José João da Silva, coordenador do SIADI. 

Leila explicou ainda que o curso contou com uma equipe de tutores: a professora Geovania Silva Lima como tutora geral e as professoras Francisca das Chagas Sérgio, Maria Silda Aquino, Maria de Fátima Amorim, como tutoras de apoio. Inclusão A Educação Inclusiva integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento educacional especializado. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 1996, a Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito e deve ser oferecido de forma transversal, a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Assim, o AEE compreende um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente, prestados de forma complementar à formação de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; e suplementar à formação de estudantes com altas habilidades/superdotação.

 (Luana Barros - ASCOM)
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