Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Governo prepara nova licitação para sistema penitenciário

Governo prepara nova licitação para sistema penitenciário

Postado por Willame Ferraz on terça-feira, 28 de outubro de 2014 | 19:56:00

O governo do estado decidiu por suspender a licitação de gerenciamento do Sistema Penitenciário do Maranhão pelos próximos dois anos. A decisao foi tomada pelo secretário Paulo Costa, que entendeu haver a necessidade de análise do termo de referência que faz parte do edital lançado pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária. Paulo da Costa assumiu o comando da Sejap em 25 de setembro de 2014. 

O processo referente a essa licitação está na CCL há aproximadamente dois meses. Sendo assim, o secretario não tinha conhecimento do seu conteúdo. Com um novo estudo demandando para a realização de nova licitação, o atual secretário adequará o processo para que ele possa transcorrer de forma legal e não haja prejuízo para o sistema penitenciário maranhense. 

Apesar da decisao do governo, a oposição também entrou com recurso para impedir a licitação e acabou conseguindo uma decisão favorável, uma vez que o valor foi considerado abusivo pelo juiz Douglas de Melo Martins, que responde pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos. Com valor de R$ 1,39 bilhão, a licitação seria realizada, na Comissão Central de Licitação do Governo, para contratar serviços de segurança, logística, alimentação nos presídios do estado por um período de dois anos. 

O valor corresponde a 10% de todo o orçamento anual do estado. A empresa Atlántica é a atual detentora do contrato. O juiz acolheu a argumentação do deputado Marcelo Tavares (PSB), Coordenador da equipe de transição, que demonstrou que o contrato pretendido pelo Governo Roseana era abusivo. A licitação transcorreria no final do mandato de Roseana Sarney, o que descumpre o artigo 42 da Lei Complementar 101/2000. O dispositivo legal proíbe que nos últimos oito meses de administração sejam feitas contratações que não possam ser pagas pelo governo que termina.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger