Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Secretaria Municipal de Saúde deflagra Campanha de Combate a Hanseníase!

Secretaria Municipal de Saúde deflagra Campanha de Combate a Hanseníase!

Postado por Willame Ferraz on quarta-feira, 18 de abril de 2018 | 09:28:00



 A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma ocorre no primeiro semestre do ano letivo de 2018, nas escolas públicas do município de João Lisboa.

No município de João Lisboa a campanha está sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e com a Regional de Saúde.

Alunos passando por exames clinicos

A Campanha teve inicio na manhã dessa segunda-feira,(16) na Unidade Integrada Paulo Madeira e se estenderá até o próximo dia 20/04/2018.

De acordo com o Secretário de Saúde, Vilson Soares, a ação tem como público-alvo alunos de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Ainda segundo o secretário durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, bem como exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em alunos e dos contatos domiciliares, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivos.

Vilson Soares esclarece que a Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae e atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social.

Ele enfatiza ainda que se não for tratada de imediato, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

A Coordenadora de Atenção Básica do Município, Wilka Gabriele explica que a ação no ambiente escolar potencializa os resultados dessa intervenção. “Vamos ao encontro dos alunos que estão num local que é familiar para eles, facilitando a abordagem para realizar ações educativas e identificando precocemente essas doenças”, observou à coordenadora.


A Coordenadora disse ainda, que a Verminose são Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo.  

Ainda de acordo com ela, as verminoses podem causar dores abdominais, diarréias freqüentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Já a Tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

O secretário Vilson Soares disse que durante toda a campanha que será realizada nas escolas, haverá a realização de exames clínicos para tracoma, cujo  objetivo é prevenir e cortar o mal pela raiz.



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger