Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Prefeitura de João Lisboa promove semana de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Prefeitura de João Lisboa promove semana de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Postado por Willame Ferraz on segunda-feira, 21 de maio de 2018 | 10:12:00

Sociedade presente no lançamento da campanha de combate a violência sexual contra a criança e o adolescente


Na tarde desta sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de João Lisboa por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com os Conselhos Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Ministério Publico, CREAS, CRAS, Poder Judiciário, Policia Militar, Policia Civil, Promotoria da Infância e da Juventude deflagrou a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente.

O principal foco da campanha é o de conscientizar a população em geral no combate a diferentes formas de violações que a criança e adolescentes possam ser submetidas.

De com dados recentes da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
 
Promotora Maria Jose Lopes Correa
A Secretária de Assistência Social Maria do Nilson destacou o empenho incondicional de várias entidades na causa: “Quero aqui agradecer o apoio de todas as entidades e órgãos públicos que estão envolvidos nessa causa tão importante e necessária. Isso deixa claro o comprometimento que a comunidade tem dado ao assunto”, observou.

Durante o lançamento da campanha, aconteceram várias apresentações culturais com a participação de crianças e adolescentes com o intuito de conscientizar a todos da importância da participação de cada um no combate a exploração sexual contra as crianças e os adolescentes.

A Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Drª Maria Jose Lopes Corrêa foi categórica ao falar, que não basta somente aos órgãos de direitos se imbuírem no combate a esse crime, mas é preciso principalmente que a sociedade em geral faça a sua parte, denunciando.

Ainda de acordo com a secretária Maria do Nilson, a campanha de exploração sexual contra a criança e ao adolescente, cujo tema é: “Quem não denuncia também violenta” se estenderá até 12 de junho, com palestras que serão ministradas em todas as escolas da rede municipal na sede e nos povoados, para reforçar a importância da participação de todos nesse processo de combate aos abusos de violência sexual contra as crianças e adolescentes.

Nos povoados do município além das palestras serão distribuídos folhetos educativos, com dicas de como as pessoas devem proceder em caso de suspeita de abuso infantil.
 
Secretaria Maria do Nilson
“Esta é uma campanha preventiva. Precisamos fazer a nossa parte, pois sabemos que 80% da violência contra as crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. Estamos alertando os cidadãos e cidadãs, caso percebam algum tipo de abuso em casa ou prédios próximos, eles possam denunciar esses maus tratos”, destacou Maria do Nilson.

A Secretaria de Assistência Social e toda a equipe de coordenação da campanha irão ministrar palestras de conscientização nas escolas do município onde se concentra o maior numero de crianças e adolescentes.

O tema da campanha “Quem não denuncia também violenta”, visa de forma categórica estimular as pessoas a não ignorarem o problema e denunciarem casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o prefeito Jairo Madeira é necessário e muito importante também, que os pais de crianças e adolescentes participem de atividades nas escolas e busque informações nos órgãos relacionados, dessa forma se transformarão em grandes aliados no combate à violência sexual contra a criança e o adolescente.

“Crianças e adolescentes não estão preparados física, cognitiva, emocional ou socialmente para enfrentar uma situação de violência sexual” observou Jairo Madeira.
 
Crianças alunas de escolas fazendo apresentações culturais sobre o tema...
Os casos de abuso sexual estão presentes em 85% do total de denúncias de violência sexual. Este crime ocorre quando o agressor, por meio da força física, ameaça ou seduz, usa crianças ou adolescentes para a própria satisfação sexual.

No dia 12/06, dia em que serão concluídos os trabalhos da campanha em João Lisboa, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com funcionários, Agentes de Saúde, Educadores e Voluntários farão uma caminhada com CRAS Norte Sul com termino enfrente a Promotoria, no centro da cidade. Durante o trajeto serão distribuídos panfletos com infomarções necessárias de como todos devem se posicionar no combate a esse crime.

Ainda no dia 12 de junho, segundo Maria do Nilson, a Secretaria de Assistência Social dará inicio a Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil.


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger