Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Campanha Janeiro Branco deflagrada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Lisboa termina com palestra para funcionários no Palácio Gameleira!

Campanha Janeiro Branco deflagrada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Lisboa termina com palestra para funcionários no Palácio Gameleira!

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 24 de janeiro de 2019 | 11:11:00

Secretaria Municipal de Saúde encerra Campanha Janeiro Branco com palestras para funcionários, no gabinete do prefeito


O mês de janeiro foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância de manter uma vida equilibrada, frisando a saúde mental e emocional. Criado em 2014, o janeiro branco busca ainda desmistificar o acompanhamento psicológico em casos de eventualidades mentais e emocionais. A campanha surgiu em 2014, em Uberlândia, e atualmente é adotada por entidades médicas de todo o Brasil.
O psicólogo Wesley Rodrigues destaca que grande parte da população prioriza o bem-estar físico, esquecendo muitas vezes, de zelar pela saúde da mente. “A saúde mental, psicológica e emocional é tão importante quanto à saúde física. Da mesma forma que a pessoa vai ao nutricionista para cuidar da alimentação, no cardiologista para cuidar do coração, deve ir ao psicólogo ou terapeuta para cuidar também da parte interior”, enfatiza o especialista.
Segund
Camila, Coordenadora do CAPS e Dr. Wesley Rodrigues,, palestrante
o o especialista, o mês de janeiro foi escolhido por ser a porta de entrada para um novo ano, em que são estabelecidas novas metas e a adoção de novos hábitos.
“Ainda existe preconceito, já que doenças emocionais e psíquicas, como ansiedade, depressão e compulsões, não são palpáveis. Elas não aparecem em exames como uma cardiopatia, por exemplo, e requerem um tratamento baseado em confiança entre o paciente e o profissional”, complementa Wesley Rodrigues.
Ele afirma que a visão do acompanhamento psicológico está mudando, mas essa evolução é lenta. “Ainda se tem muito no imaginário social de que psicólogo é para loucos, quando na verdade trata-se do profissional que pode ajudar na vida do paciente, ajudá-lo a ser e se sentir alguém melhor e mais feliz”, ressalta.
Wesley orienta que a manutenção de uma vida mental saudável inclui a prática de atividades simples que podem parecer complexas no dia a dia. De acordo com ele, é necessário buscar um tempo para si, para aliviar a mente das atividades que desgastam o psicológico todos os dias.
“Meditação e psicoterapia são práticas que podem ajudar a sair de um contexto problemático e buscar o autoconhecimento”, finaliza.
Para a Coordenadora do CAPS, Camila Conceição, o grande objetivo da Campanha Janeiro Branco é fazer com que as pessoas possam cuidar da saúde mental, cuidar de si mesmo.
Ainda de acordo com ela, Janeiro Branco é o momento para se refletir e fazer um alto analise da própria vida e de como e em que você pode melhorar.
“Então, a Campanha Janeiro Branco visa proporcionar a você a fazer uma reflexão, a respeito da sua vida, do seu emocional e da sua saúde mental” disse.
Ainda segundo a Coordenadora, a campanha teve inicio nos primeiro dias de janeiro, onde uma equipe de profissionais promoveu nas escolas da rede municipal da sede e do interior, inúmeras palestras de conscientização, do quão é importante, o ser humano parar em determinado momento, para fazer uma reflexão de como realmente está se sentindo, cuidar da saúde mental é imprescindível para uma vida saudável e tranqüila.
Com uma palestra descontraída ministrada no gabinete do prefeito Jairo Madeira, na manhã de hoje, (24/01/19), para dezenas de funcionários que trabalham no Palácio da Gameleira, sede do Governo Municipal, Camila disse, que a Campanha Janeiro Branco promovida pela Secretaria Municipal de Saúde está se encerrando, e que todo trabalho realizado ao longo desses dias foram satisfatórios e que o apoio e o comprometimento do prefeito Jairo tem sido importantes.




Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger