Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Portuguesa promete auditoria para passar clube a limpo

Portuguesa promete auditoria para passar clube a limpo

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 20 de novembro de 2014 | 17:09:00


Gestão de Manuel da Lupa será alvo de auditoria da Porttuguesa

Bombardeada com uma série de denúncias sobre uma possível escalação irregular premeditada no “Caso Héverton”, a Portuguesa pronunciou-se de forma oficial, nesta quarta-feira. Através de uma nota oficial, assinada pelo vice-presidente de comunicações Luiz Teixeira Gonçalves Filho, Lusa divulgou que iniciará uma auditoria minuciosa dos últimos seis anos na busca de possíveis irregularidades. 
O período contempla o primeiro ano de mandato do atual presidente Ilídio Lico e mais cinco do antecessor Manuel Da Lupa. Será contratada uma empresa em consenso com dirigentes e conselheiros. De acordo com a nota oficial, esta empresa estará comprometida com as revisões contábeis, fiscais, trabalhistas e previdenciárias. “Não se trata de buscar culpados, mas se irregularidades forem apuradas, é obrigação estatutária desta diretoria zelar pelos interesses do clube, atribuindo responsabilidades a quem de direito. O objetivo é fazer um completo diagnóstico da Portuguesa, passando o clube a limpo”, disse a nota.

INFERNO ASTRAL 

A temporada 2014 Portuguesa tornou-se um verdadeiro inferno astral. Depois de ser rebaixada no “tapetão” por conta do “Caso Héverton”, a Lusa iniciou a Série B com polêmica. Alegando ter um ofício em mãos, que a garantia na elite, a Lusa recuou-se a entrar em campo na estreia com o Joinville. Depois, o time perderia por W.O. Durante toda a Série B, o time sofreu com a sequência de maus resultados e ameaças de greve por conta dos salários atrasados. 

O resultado foi o vexatório rebaixamento à Série C do Brasileiro, com várias rodadas de antecedência. É a primeira vez que o time disputa a terceira divisão. Em meio ao rebaixamento, o time foi surpreendido com um inquérito civil do Ministério Público de São Paulo. 

O MP concluiu que Héverton foi escalado de forma premeditada em partida diante do Grêmio, no Canindé, após funcionários da Portuguesa terem recebido vantagens financeiras. Com a irregularidade, a equipe foi punida com a perda de quatro pontos e acabou rebaixada para a Série B - na semana passada, faltando cinco rodadas para o fim do torneio, o clube caiu novamente, agora para a Série C. 

Na quarta-feira passada, o promotor Roberto Senise Lisboa revelou os nomes dos diretores da Portuguesa que sabiam da condição irregular de Héverton no último jogo do Brasileiro de 2013. Ele aponta o ex-presidente Manuel da Lupa, o advogado Valdir Rocha e o ex-vice-presidente de futebol, Roberto dos Santos, além de outros dois funcionários, como os possíveis responsáveis pela omissão dos dados sobre a suspensão de Héverton. Senise reafirmou que os indícios apontam para um erro proposital. 

O próximo desafio das investigações é descobrir movimentações financeiras que concretizem a fraude. Para isso, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) quebrou o sigilo bancário de funcionários da Portuguesa. O MP reiterou que o clube figura como uma das vítimas do inquérito civil e que a Portuguesa não está sendo investigada. 

Beneficiados pela queda da Lusa, Flamengo e Fluminense estão sendo apontados como possíveis clubes que poderiam ter oferecido dinheiro à Lusa, mas ambos negam de forma veemente qualquer envolvimento neste caso. O STJD afirmou que só irá tomar medidas quando o inquérito for concluído, mas já adiantou que ninguém será punido com rebaixamento. 

NOTA OFICIAL 

A diretoria da Portuguesa de Desportos, comandada pelo presidente Ilídio Lico, cumprindo sua plataforma de campanha, está comprometida com a reestruturação do clube, com o planejamento estratégico, com a transparência e com a profissionalização. Infelizmente, uma série de eventos ocorridos desde o final do Campeonato Brasileiro de 2013 feriu gravemente as finanças do clube, obrigando a uma mudança inesperada de rumos. 

Diferentemente da diretoria anterior, que criticava a torcida e escondia-se atrás de seguranças especialmente contratados, o presidente Ilídio Lico mantém suas portas abertas para ouvir o torcedor, buscando aproximá-lo novamente do nosso clube, principalmente neste momento de dificuldade em que o apoio de todos se faz necessário. Já ocorreram diversas reuniões entre o Departamento de Marketing e Comunicação e os torcedores, inclusive com a presença do presidente, nas quais a palavra é livre e as críticas e sugestões são anotadas e debatidas posteriormente pela diretoria. 

Todas as mensagens recebidas por e-mail ou carta recebem o mesmo tratamento. A gestão Ilídio Lico não recuará diante de boatos e notícias plantadas, divulgadas por pseudo-jornalistas com credibilidade duvidosa, que possivelmente visam promover conflitos pessoais, incentivar a desestabilidade da política interna do clube e, principalmente, denegrir a imagem da Associação Portuguesa de Desportos. 

Engajada na transparência dos fatos e comprometida com a verdade perante seu torcedor, a mídia e a opinião pública, que tanto apoiou o clube no final do ano passado, a administração Ilídio Lico deseja realizar uma 

AUDITORIA TOTAL da Portuguesa, que passará a limpo os últimos seis anos da nossa associação. Será proposta aos poderes do clube a contratação de uma empresa renomada de auditoria (em definição), e sua escolha deverá ser feita em consenso com estes poderes. 

A auditoria estará comprometida com as revisões contábeis, fiscais, trabalhistas e previdenciárias deste primeiro ano de mandato da Gestão Ilídio Lico, bem como dos últimos cinco anos da administração anterior. Não se trata de buscar culpados, mas se irregularidades forem apuradas, é obrigação estatutária desta diretoria zelar pelos interesses do clube, atribuindo responsabilidades a quem de direito. 

O objetivo é fazer um completo diagnóstico da Portuguesa, passando o clube a limpo e iniciando um exaustivo trabalho para que possamos comemorar nosso centenário de cabeça erguida, confiantes no futuro de uma Portuguesa forte e generosa, uma Portuguesa para todos! Atenciosamente, Luiz T. Gonçalves Filho Vice-presidente de Comunicações
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger