Seja bem vindo. Hoje é
Home » » ‘Dia D’ para a Campanha de Vacinação Antirrábica em João Lisboa

‘Dia D’ para a Campanha de Vacinação Antirrábica em João Lisboa

Postado por Willame Ferraz on quarta-feira, 9 de novembro de 2016 | 10:06:00

Secretaria de Saúde (Socorrão)

Para dar continuidade ao trabalho preventivo e evitar casos de raiva canina e a transmissão da doença para humanos, a Prefeitura Municipal de João Lisboa, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), e do Departamento de Zoonoses realiza neste sábado (19), a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. 

Todos os cães e gatos acima de 3 meses de idade deverão ser vacinados Nesta edição, o ‘Dia D’ da campanha será realizado em 06 postos de vacinação distribuídos em vários bairros da cidade, além do ponto fixo na própria Secretaria de Saúde. Todos irão funcionar das 8h às 17h, do dia 19/11. Locais de Vacinação: P.S. Socorrão-Centro, P.S. Norte Sul. P.S. Cidade Nova. P.S. Centro. Escola Elza Maria – Invasão e Escola Nicolau Dino Mutirão. 
Da esquerda para direita: Ribinha Dep. de Zoonoses e Dr. Cleonaldo Sec de Saude

Após a campanha – Quem não conseguir levar seu bicho aos postos de vacinação neste sábado, deverão procurar o setor de Zoonoses, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, (Socorrão). 

Doença – A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. 

A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção, E NÃO TEM CURA. 

Raiva animal – Causada por um vírus, a raiva ataca diversos animais, inclusive o homem. A taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. 

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente um posto de saúde. 

Mudança de comportamento – O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas). 
Dia 'D' Vacina seu Animal

O animal também pode babar, ficar com o latido rouco e prolongado, parecendo um uivo, pode parecer que está engasgado com um osso, ficar sem andar e morrer. No entanto, não é obrigatório que o animal raivoso apresente todos esses sintomas simultaneamente.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger