Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Professores de João Lisboa participam de Formação do Prova Brasil

Professores de João Lisboa participam de Formação do Prova Brasil

Postado por Willame Ferraz on terça-feira, 13 de junho de 2017 | 09:31:00


equipe de coordenação da formação básica
 professores e coordenação da formação básica no encerramento do projeto
A Secretaria Municipal de Educação de João Lisboa realizou durante os dias 08 e 09 de Junho a 1ª Formação da Prova Brasil - 2017, para professores de língua portuguesa do 5° ano. 

O primeiro encontro deste ano foi ministrado pelo professor Edvan - na disciplina de português e coordenado pela professora Lucinalva Nogueira e equipe da educação básica. As aulas ocorreram no auditório da Secretaria de Educação do Município e forneceram aos educadores informações gerais sobre a Prova, como: Avaliação interna e externa; apresentação dos tópicos e descritores da prova Brasil; análise de atividades, composição dos elementos da Prova Brasil (elaboração); Elaboração de itens e socialização dos itens elaborados além da aula intensiva da disciplina especifica. 

A professora e coordenadora, Lucinalva Nogueira também explica que o intuito das aulas é fortalecer o vinculo com o professor para que ele chegue ao máximo de sua aprendizagem, podendo, portanto, passar o melhor ensino para o aluno em sala de aula e consequentemente elevar os índices educacionais do município. 

"Desde 2013 fazemos todo o levantamento e trabalhamos a realidade juntos com os professores para que eles possam melhorar junto com os alunos", avalia a coordenadora. Ela esclarece ainda que todo o trabalho desenvolvido só é possível obter resultados pelo comprometimento dos professores - pois estão diretamente ligados aos alunos - além disso, o apoio integrado do Secretário de Educação, professor Davisson Sormanni e do prefeito Jairo Madeira, que também é professor". 

Nota de 2015 superou a meta Os elevação dos índices da Educação básica na cidade de João Lisboa, é resultado do comprometimento dos gestores municipais (prefeito e Secretário de Educação), coordenadores da educação básica e professores. 

O trabalho iniciado no ano de 2013, pela atual gestão, demonstram a elevação dos resultados: A nota de APRENDIZADO Em 2013 era 3,98 e passou para 4,85; a nota de FLUXO era 0,82 e passou para 0,90 e a nota do Ideb era 3,3 e passou a 4,4 - inclusive superando a meta que era 4,2. (veja gráfico na imagem abaixo). A expectativa da equipe da Secretaria de Educação é novamente atingir as metas propostas pelo Ministerio da Educação e elevar o índice do Ideb da cidade de João Lisboa. 

Prova Brasil A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, é censitária e faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O principal objetivo é aferir a qualidade da educação brasileira e contribuir para sua melhoria. 

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. 

No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger