Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Secretaria Municipal de Saúde promove caminhada de conscientização de combate a Dengue!

Secretaria Municipal de Saúde promove caminhada de conscientização de combate a Dengue!

Postado por Willame Ferraz on sexta-feira, 26 de janeiro de 2018 | 11:55:00

Caminhada de conscientização de combate a Dengue no bairro Norte Sul

Com o tema “Todos contra o Aedes Aegypti”, a Prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretária de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sinfra e demais secretarias realizou na manhã desta sexta-feira, (26), movimento para conscientizar a população da importância de todos se unirem no combate ao mosquito, causador da Dengue, Zikavirus, Chikungunya e Febre Amarela, no município.

A caminhada aconteceu no bairro Norte Sul, com a presença do prefeito Jairo Madeira, da Vice Maria do Nilson, do Secretário de Saúde Vilson Soares e demais secretários, além de funcionários da área da saúde.

De acordo com o secretário Vilson Soares esse movimento de conscientização irá acontecer em todo município, com o objetivo de chamar a atenção da população para os cuidados que todos devem tomar para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Essa primeira caminhada que estamos fazendo, é para mobilizar e alertar a população da necessidade do combate e o controle do Aedes Aegypti,principal transmissor da Dengue, Chikungunya, Zikavirus e também da Febre Amarela, que não é uma doença que ocorre em nossa cidade,(Febre Amarela), mais o mosquito está presente, então é importante prevenir para evitar problemas futuros” destacou.

Vilson disse ainda, que a participação da população nesse processo de combate ao mosquito é mais do que importante, e que o governo sozinho com as ações que o mesmo já promove em todo município fica difícil erradicar o Aedes.

O secretário alerta ainda, que o Aedes Aegypty é um mosquito de difícil controle, pelo fato de ele se multiplicar muito rápido, no entanto as formas e os meios de se combater e controlar são simples: evitando o acumulo de água parada em recipientes, para que o mosquito não possa se proliferar, em calhas, pneus, vasilhas, jarro de plantas, enfim, em tudo aquilo que possa se transformar em um criadouro.

A programação de conscientização se estenderá até o mês de março com caminhadas em bairros diferentes para alertar a todos.
“Criamos um Comitê de Combate Permanente, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e todos estamos empenhados em combater e evitar a proliferação do mosquito da Dengue” finalizou.

Para o Secretário de Meio Ambiente Gilmar Dias é importante elaborar idéias e estratégias para minimizar o impacto do mosquito no município de João Lisboa, e por isso, é importante que a população absorva essa idéia e entre de cabeção na luta contra o Aedes Aegypti.

“Um mosquito tão minúsculo consegue gerar na sociedade como um todo, um grande impacto na saúde da população e por essa razão, é importante que todos nós, população, enfim, se una com o mesmo objetivo, combater esse mal tão pequeno mais que causar danos enormes a saúde” enfatizou.

Gilmar salienta ainda, que a participação da sociedade dentro de um contexto geral é muito importante, e que ela entenda (sociedade) que não basta só o executivo municipal agir, mas, que é fundamental que gestão e povo estejam sempre juntos em prol do bem-estar de todos.

Para o prefeito Jairo Madeira nesse período de chuvas existe uma necessidade muito grande de fazer um trabalho de prevenção com relação ao mosquito da Dengue transmissor de várias doenças e que a população precisa ter a consciência de que é importante se prevenir contra o Aedes Aegypti evitando acúmulo de águas em seus quintais.

“Precisamos tomar todos os cuidados necessários para evitarmos algum tipo de contaminação causada pelo mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte que é alertar a população com informações e mostrando o perigo que é esse mosquito, temos que combatê-lo. É um trabalho que tem que executado em conjunto, prefeitura e comunidade, todos unidos, para não corrermos o risco de ter uma epidemia em nosso município” enfatizou.



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger