Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Produtores Rurais de João Lisboa participam de Seminário de Lançamento do Curso Negócio Certo Rural

Produtores Rurais de João Lisboa participam de Seminário de Lançamento do Curso Negócio Certo Rural

Postado por Willame Ferraz on quinta-feira, 17 de maio de 2018 | 11:33:00

1º Seminário Negocio Certo Rural


A prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Produção e em parceria com o SEBRAE/SENAR realizou na manhã, desta quinta-feira, (17), o 1º Seminário do Curso Negócio Certo Rural.

Aproximadamente 50 produtores rurais do Assentamento Estrela da Serra, que fica a 18 km da sede do município serão capacitados, por meio do programa – NCR, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (SENAR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE).

O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades.

O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento.
Agricultores do Assentamento Estrela da Serra

A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

De acordo com Márcia Martins Gestora do Agronegócio SEBRAE e responsável por ministrar o curso, o principal objetivo é levar informação ao empreendedor voltado para a gestão das pequenas propriedades rurais.

Ainda de acordo com Márcia, o treinamento também tem temo como objetivo, levar conhecimento em gestão e ao mesmo tempo propiciar um pouco da parte prática que é a ação de campo fazendo com que cada participante possa ter o seu plano de negocio.

“Então qual é o objetivo principal? É promover o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais, a partir do conhecimento gerencial da atividade” enfatizou Márcia acrescentando que a parceria entre o SEBRAE/SENAR e o município tem como foco, fortalecer os parceiros que envolvem todas as ações voltadas para o empreendedor rural, para que dessa forma, ele possa expandir o seu negócio, finalizou.

Para a senhora, Eliane Brito, presidente da Associação do Assentamento Estrela da Serra, o curso irá fazer com o que os produtores absolvam novos conhecimentos em suas atividades no campo, e assim, possam produzir mais e com qualidade.
Durante o treinamento será estabelecida uma forma de trabalho alinhada ao interesse de cada produtor rural que tenha a intenção e que já atue na atividade seja ela, qualquer que seja o segmento da Agricultura Familiar, da atividade rural

Para a secretária de Agricultura Maria do Sindicato, o curso irá promover ao agricultor a expectativa de organização em suas atividades rurais bem como trazer benefícios significativos na geração de renda, a partir de um planejamento bem elaborado e assim, possibilitar o crescimento na produção de cada um e renda para as famílias.
O curso terá a duração de dois meses com aulas ministradas uma vez por semana para todos os participantes cadastrados no programa.

A cerimônia de lançamento do 1º Seminário do Curso Negócio Certo Rural aconteceu no Plenário Raimundo Lima Nunes, na Câmara Municipal de Vereadores e contou a presença dos secretários, Maria do Sindicato (Agric. e Produção), Newton Junior (Adjunto de Agricultura), Evilasio Seledor, (Adm. e Modernização), Paulo de Tarço (Adjunto de Administração), Davison Sormani (Educação), Nayraline (Meio Ambiente), Beltan, (Tecnico Agrnomo- Agerp -, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social Maria do Nilson representando o prefeito Jairo Madeira, de autoridades políticas, Agricultores Rurais e a sociedade.

Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger