Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Programa de Aquisição de Alimentos é implantado em João Lisboa

Programa de Aquisição de Alimentos é implantado em João Lisboa

Postado por Willame Ferraz on terça-feira, 15 de maio de 2018 | 12:41:00

Prefeito Jairo na implantação do PAA



Visando oportunizar melhorias para os produtores rurais do município, a Prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretaria de Agricultura e Produção conseguiu implantar através de parceria com o Governo do Estado, o Programa de Aquisição de Alimentos, que irá beneficiar centenas de trabalhadores rurais.

O PAA é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Estado/Município. O programa permite a compra, sem a necessidade de licitação, de alimentos de agricultores familiares, no limite de até 6,5 mil anuais por família.

O Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação saudável a quem se encontra em situação de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, sem a necessidade de licitação, e os destina às entidades socioassistencias, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Secretária de Agricultura Maria do Sindicato

Para Talison Albuquerque, Técnico do PAA da Coordenação Estadual, esse projeto fortalece a agricultura familiar no município e garante renda para as famílias.
Ainda segundo ele, o programa busca combater a insegurança alimentar no Brasil e fortalecer a agricultura familiar. Ou seja, compra-se o produto do pequeno agricultor familiar, com perfil do cadastro único e bolsa família, além de populações tradicionais, paga-se por essa produção e entrega em entidades socioassistenciais.
Talison explica que é feito um controle sobre esses alimentos. “Fazemos visitas e acompanhamos os agricultores cadastrados no programa para verificar se esses alimentos estão sendo utilizados e produzidos de forma correta”, afirma Talison.
As entidades que serão beneficiadas com o Programa serão; A Secretaria de Assistência Social, Hospital Municipal, os CRAS, CAPS, e CREAS.
Para a Secretária de Agricultura, Maria do Sindicato, o programa além de fortalecer a agricultura familiar, também proporciona mais um benefício para os usuários dos serviços que recebem a doação dos alimentos adquiridos pelo programa: a garantia de uma alimentação saudável.
Newton Junior, secretário Adjunto de Agricultura e Coordenador do PAA no Município, destaca que o programa incentiva a agricultura familiar, garantindo benefícios ás entidades e uma alimentação saudável para todos.
Talison Alburquerque

“Além de mudar nossa qualidade de vida, também garantimos uma alimentação adequada, pois não trabalhamos com agrotóxicos”, explica a agricultor Francisco de Assis do Povoado Centro dos Morenos.
Para o prefeito Jairo Madeira, a implantação do PAA é um sonho que está sendo realizando e que o programa irá incentivar a agricultura familiar, garantindo renda e ajudando as entidades com a doação de alimentação saudável.
“Esse é o nosso trabalho, buscar sempre o melhor e proporcionar dias melhores com qualidade de vida ao nosso povo, e a implantação do PAA, irá fortalecer de forma significativa a produção desses trabalhadores, mais tudo isso que está acontecendo, é fruto de uma parceria sadia entre o município e o Governo do Estado. Quero aqui em nome da minha gente, externar os meus agradecimentos ao Governador Flavio Dino por tudo,” enfatizou.
Vilson Soares, secretário de Saúde, que também se fez presente disse que essa é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda e que a agricultura funciona como uma vanguarda diante de tantas dificuldades pelas quais passa o país.
“A agricultura conseguiu manter-se de pé diante desse cenário de crise que assola o nosso país e principalmente os municípios fazendo com que os produtores continuassem firmes e produzindo mesmo com dificuldades” destacou Vilson.
A solenidade de homologação do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) aconteceu na manhã, dessa terça-feira, (15), no Plenário da Câmara de Vereadores de João Lisboa, no Centro da cidade e contou com a presença do prefeito Jairo Madeira, dos secretários, Maria do Sindicato (Agricultura e Produção) Newton Junior (Adjunto), Vilson Soares (Saúde), Davison Sormani (Educação), Erton Bergue(Gerente do Banco do Brasil JL), da presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Valdirene Marciel da Vereadora Val Mota e dos Técnicos da Coordenação Estadual  do PAA, Talison Albuquerque e Willian Beckman, dos  Produtores Rurais, da Sociedade Civil e Eclesiástica e Coordenadores de Programas Sociais.


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger