Seja bem vindo. Hoje é
Home » » Campanha antimanicomial lançada pela Prefeitura de João Lisboa é intensificada no município!

Campanha antimanicomial lançada pela Prefeitura de João Lisboa é intensificada no município!

Postado por Willame Ferraz on sexta-feira, 17 de maio de 2019 | 10:53:00




A campanha teve inicio no começo desse mês (01/05/2019), e tem como objetivo conscientizar a população da importância da participação da sociedade nesse processo.
De acordo com a Secretária de Saúde Wilkar Vasconcelos, a campanha esta sendo desenvolvida com a participação de profissionais da saúde com a realização de palestras nas  Unidades de Saúde, nas comunidades  e escolas do município, com o intuito de conscientizar a população, para a aceitação do paciente com transtorno mental.

“Outro ponto importante da campanha é basicamente a luta contra os manicômios. Foi quando foi instituído que não havia a necessidade de prender as pessoas portadoras de transtornos, que elas poderiam ser acolhidas na residência ou no CAPS”, disse a secretária acrescentando que a partir desse momento houve o entendimento de reconhecer esse paciente, como uma pessoa que tem necessidades físicas e mentais e que precisa ser cuidada e não presa e excluída da sociedade, finalizou.
Adicionar legenda

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Ainda de acordo com a secretáriaWilka, a campanha tem o apoio da Prefeitura, Secretaria de Saúde como um todo, a Equipe do Nasser, equipe do CAPS, com psicólogo, assistente social, nutricionistas, técnico de enfermagem, enfermeiro e psiquiatra, todos empenhados com o mesmo propósito de capacitar e informar sobre a luta manicomial.

A secretária disse ainda  que o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta, pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Willame Ferraz - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger